EDITAL - Oficina de Formação no Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA), realizado pela Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade - ASAS em JiParaná/RO

Oficina de Formação no Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA), realizado pela Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade - ASAS em Ji-Paraná/RO.

 

Clique aqui para baixar o PDF do EDITAL.

 

1. Objetivo Aprimorar as metodologias e estratégias utilizadas por profissionais que atuam na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador - VISAT, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador - CEREST e parceiros institucionais no uso da metodologia de análise de acidentes de trabalho.

 

2. Conteúdos principais / ementa: Crítica à abordagem comportamentalista tradicional; Introdução da abordagem organizacional sistêmica; Metodologia e conceitos usados no Modelo de Análise e Prevenção de AT – MAPA; Estudo e reanálise de casos de acidentes de trabalho trazidos pelos participantes que serão selecionados e agrupados em tipologias de interesse; Diagnóstico e intervenção; Estratégias de vigilância e prevenção; Sistemas de informação e orientação de prioridades.

 

3. Público alvo Profissionais das VISAT, CEREST regionais ou municipais de Rondônia, procuradores ou técnicos do Ministério Público de trabalho.

 

4. Carga horária Pré-leituras (livre), encontro presencial (40 horas), elaboração de relatórios de reanálise dos casos (10 horas), totalizando 50 horas

 

5. Seleção dos candidatos Será realizada pelo CEREST e pelo MPT. É recomendado que os participantes tenham experiência na área de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT.

 

8. Apoio - 14ª Procuradoria Regional do Trabalho - PRT RO/AC;

- Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade – Asas;

- Fórum Acidentes de Trabalho - FórumAT;

- Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo - FSP-USP;

 

9. Data e local De 17 a 21 de fevereiro de 2020, Ji-Paraná/RO. Local específico a ser definido.

 

10. Estratégia pedagógica Aprendizado baseado em problemas. Casos e dificuldades trazidos pelos participantes. Introdução de conceitos a partir de casos práticos. Estudos de casos, trabalhos em cinco grupos de seis participantes cada. Trabalho de reanálise e avaliação das intervenções realizadas pelos serviços de origem dos participantes. Uso da plataforma www.forumat.net.br para inscrição e como base de leitura e acesso a materiais de apoio. Os cinco casos sugeridos serão selecionados com base em tipologia em comum acordo entre organizadores locais do curso e docentes responsáveis.

 

12. Programa

 

SEGUNDA-FEIRA 17 de fevereiro de 2020

 

Período da manhã: 8h-12h

 

1. Apresentação do curso e dos participantes

2. Seleção dos casos

 

Intervalo

 

3. Discussão preliminar dos casos (4/5 grupos de 6/7 membros cada). Cada grupo discutirá o caso com base nas seguintes questões: - Como ele apareceu no serviço (origem da demanda)? Foi notificado? Que método foi usado pelo serviço para investigar o caso? Quais as causas imediatas e condições latentes que foram identificadas? Quais suas consequências? Qual a intervenção realizada pelo serviço após a análise do AT? Quais dificuldades o grupo identifica para análise e intervenção? O que precisa aprofundar? Que perguntas precisam ser respondidas e como podem ser respondidas? Questão final para debate coletivo: Que aspectos do relato permitem pensar que o caso escolhido possa se beneficiar de análise em profundidade de modo a estimular práticas de melhoria contínua e de aprendizagem organizacional do sistema?

 

Intervalo para almoço

 

Período da tarde: 13h-17h

 

4. Apresentação preliminar dos casos e debate coletivo

 

TERÇA-FEIRA 22/10 18 de fevereiro de 2020

 

Período da manhã: 8h-12h

 

5. Exercício

 

1. Manobrista de locomotiva Trabalho em grupo. Evolução da abordagem de acidentes. Crítica da abordagem tradicional. Elementos da abordagem sistêmica.

 

Intervalo para almoço

 

Período da tarde: 13h-17h

 

6. Cada grupo apresenta em sala o resultado do exercício (20 minutos de apresentação para cada grupo mais Debate no final)

 

QUARTA-FEIRA 19 de fevereiro de 2020

 

Período da manhã: 8h-12h

 

7. Trabalho em grupo. Reanalisar caso selecionado usando os conceitos de MAPA e fazer proposta de investigação e de intervenção. Este trabalho será realizado no mesmo local da oficina e com acompanhamentos do professor e monitores.

 

Intervalo para almoço

 

Período da tarde: 13h-17h

 

8. Apresentação dos casos de reforço. Refinaria. Caso a definir

 

QUINTA-FEIRA 20 de fevereiro de 2020

 

Período da manhã: 8h-12h

 

9. Apresentação instrumentos de intervenção (CEREST) Debate “Construção da negociação”; estratégias de vigilância. Sistemas de informação

 

Intervalo para almoço

 

Período da tarde: 13h-17h

 

10. Continuação de trabalho em grupo. Preparação de slides para reapresentação dos casos.

 

SEXTA-FEIRA 21 de fevereiro de 2020

 

Período da manhã: 8h-12h

 

11. Apresentação final dos casos reanalisados (4 grupos): 20 minutos de apresentação + 20 minutos de debate

 

Intervalo para almoço

 

Período da tarde: 13h-15h 12. Apresentação final dos casos reanalisados (1 grupo) 13. Avaliação e encerramento

EDITAL

Imprimir