Com parceria do MPT em Rondônia II Congresso Internacional DHJUS acontece em Porto Velho

Evento objetiva discutir como a tecnologia pode melhorar o acesso a direitos e questionar as novas formas de agressões que utilizam tais tecnologias

Procuradora Chefe substituta, Dalliana Vilar Lopes, representou o MPT na abertura do evento (foto: Ascom/Emeron-RO)
Procuradora Chefe substituta, Dalliana Vilar Lopes, representou o MPT na abertura do evento (foto: Ascom/Emeron-RO)

Rondônia (10/08/2018) - Com objetivo de discutir como a tecnologia pode melhorar o acesso a direitos e, por outro lado, questionar as novas formas de agressões que utilizam tais tecnologias, acontece em Porto Velho o II Congresso Internacional DHJUS – Direitos Humanos – Acesso à Justiça & Tecnologias – Direitos.TECH. O evento oficialmente aberto na quarta-feira (8) é organizado pelo Programa de Mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça, das Universidade Federal de Rondônia – UNIR – e Escola da Magistratura de Rondônia (EMERON), vinculada ao Tribunal de Justiça do Estado.

Na solenidade de abertura, realizada no Teatro Guaporé, representou o MPT na 14ª Região – Rondônia e Acre - a procuradora chefe substituta, Dalliana Vilar Lopes, que destacou a importância dos temas a serem debatidos nas rodas de conversa, diálogos e minicursos programados para o evento, os quais versam sobre questões latentes de direitos humanos que os poderes públicos e a sociedade enfrentam no seu cotidiano.

Com duração de 8 a 10 de agosto, o Congresso tem a presença de doutores, pós-doutores, mestres, professores nacionais e internacionais, magistrados e profissionais de diferentes seguimentos sociais.

O evento conta com a parceria do MPT, que cedeu o auditório para realização de parte das atividades. Ocorrem no auditório do MPT em Porto Velho o Workshop “Fotografia Popular”, com articulação de Maria Cláudia Ferreira da Silva, Professora da UFRJ, e Adriana Medeiros – da EFPFM (08/08, das 8 às 12 horas); o Seminário “Direitos Humanos e Atendimento ao imigrante” (09/08/2018, das 14 às 18 horas), com articulação de Tiago Sitta – da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS) – e de Gustavo da Frota Simões – Professor da Universidade Federal de Roraima (UFRR); e o minicurso “Direito Internacional e Migrações”, com articulação de Gustavo da Frota Simões – Professor da UFRR (10/08/2018, das 14 às 15h45min).

SOLUÇÕES PARA RESOLVER CONTRADIÇÃO

A inclusão digital dos últimos anos vulnerabilizou pessoas e grupos, cada vez mais expostas a violações de direitos como privacidade, intimidade e a própria segurança.

De acordo com os organizadores, o II Congresso DHJUS propõe debates sobre as soluções para resolver essa contradição.

Convidados nacionais e internacionais de grandes universidades e renomados institutos de pesquisa se juntam no evento a profissionais, estudantes, ativistas e público em geral com a finalidade de encontrar, no ambiente de maior interação possível, as respostas para essas preocupações que atingem a todos.

Foram convidados para estarem presentes ao congresso nomes como Miriam Pillar Grossi, Maria Cláudia Ferreira da Silva, Patrícia Juruna, Sandra Marcia Nascimento, William Fisher, Mariana Sanches, Marcelo Zelic, Luis Roberto Cardoso de Oliveira, Helô D'Angelo, Gustavo da Frota Simões, Emílio del Valle Escalante, Caterina Alessandra Rea, Berenice Alves de Melo Bento e Alessandro Gonçalves Barreto, seja para ministrar minicursos ou participar dos diálogos e rodas de conversa programadas para os dois dias de evento.

No auditório do MPT acontecem workshop, minicursos e seminários do evento (foto: Ascom/Emeron-RO)
No auditório do MPT acontecem workshop, minicursos e seminários do evento (foto: Ascom/Emeron-RO)

Clique e confira para conferir toda programação 

Fonte: MPT - RO e AC

Assessoria de comunicação Social – ASCOM

(699 3216-1265 | 9-9976-8753

Imprimir