Rondônia fica em 1º lugar no Ranking Nacional de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho

A Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região vem desenvolvendo desde o ano de 2014 um projeto que visa o cumprimento da cota legal de inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.


O projeto tem como parceiros a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Rondônia, através dos Auditores Renato Melo Soares e Marcia Raruê Higashi Lobo, do Ministério Público Estadual, através da Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes Machado, dos SINE municipal e estadual, das associações de PCDs e das Federações do Comércio e Indústria do Estado de Rondônia.  

No âmbito da Procuradoria Regional do Trabalho da 14ª Região, foram instaurados aproximadamente 38 procedimentos em face das maiores empresas do Estado de Rondônia, onde foram expedidas recomendações e requisitados documentos visando o acompanhamento das contratações dos PCDs. Os procedimentos foram acompanhados pela Procuradora, Dra. Adriana Maria Silva, que é Coordenadora Regional da COORDIGUALDADE no Estado de Rondônia. 

Segundo a Coordenadora, "o mais importante desta atuação é que não foi necessário acionar a via judicial para se obter os resultados." Toda a atuação se deu de forma administrativa, buscando a conscientização e sensibilização das empresas quanto a sua responsabilidade social. 

O resultado desta atuação coordenada entre as instituições parceiras foi alçar o Estado de Rondônia ao 1º lugar no ranking nacional de inclusão de PCDs, segundo dados extraídos da RAIS do ano de 2016. 

Entretanto, segundo a Procuradora, apesar dos excelentes resultados obtidos, ainda há muito o que ser feito, especialmente quanto a garantia de acessibilidade plena e qualificação dos PCDs para que possam galgar postos mais elevados nas empresas.

Confira o ranking:

Fonte: MPT | RO / AC
Assessoria de Comunicação Social | ASCOM
(69) 3216-1265 / 999768753

Imprimir