Prêmio MPT de Jornalismo 2015 entra no seu segundo mês para inscrições

2ª Edição do evento conta com duas categorias especiais este ano e distribuirá 400 mil reais em prêmios.

 

Profissionais e acadêmicos de comunicação social em Rondônia e Acre já podem estar inscrevendo seus trabalhos para concorrerem ao Prêmio MPT de Jornalismo 2015. No total, o prêmio promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) irá distribuir neste ano R$ 400 mil entre os concorrentes.

As inscrições do Prêmio irão até às 23h59min do dia 1 de maio, e a premiação está prevista para o mês de agosto, a ser realizada em Brasília. Poderão concorrer os trabalhos veiculados entre 1º de agosto de 2014 e 1º de maio de 2015 em oito categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, repórter cinematográfico e universitário. Além das oito, há duas categorias especiais nesta edição: “Fraudes Trabalhistas” e “MPT de Jornalismo”.

As categorias especiais terão critérios diferenciados de seleção para a premiação. O prêmio especial Fraudes Trabalhistas será concedido à melhor reportagem sobre pautas referentes a fraudes dentre todas as categorias concorrentes. Já o prêmio especial MPT de Jornalismo, novidade desta edição, será concedido à melhor reportagem dentre todas as vencedoras nas categorias nacionais.

Serão condecoradas as pautas que tratem de temas relacionados às fraudes nas relações de trabalho, trabalho escravo contemporâneo, trabalho infantil, discriminação de gênero, cor e pessoas com deficiência, às práticas que atentem contra a liberdade sindical, irregularidades trabalhistas no setor portuário e aquaviário, na administração pública e no meio ambiente de trabalho. Matérias que retratem o dia-a-dia do trabalhador também serão consideradas.

Na primeira edição do Prêmio (2014), profissionais de comunicação da região Norte foram premiados em 6 categorias: jornal impresso, fotojornalismo, radiojornalismo, telejornalismo, repórter cinematográfico e webjornalismo. Neste ano, espera-se que o Norte tenha mais trabalhos inscritos para a disputa e, consequentemente, premiados.

Inscrições, regulamento e todas as informações do prêmio através do site:
www.premiomptdejornalismo.com.br

Acompanhe também tudo sobre a 2ª edição do Prêmio MPT de Jornalismo pelo Facebook:
www.facebook.com/premiomptdejornalismo

*Os recursos financeiros da premiação resultam de acordos judiciais em ações civis públicas propostas pelo Ministério Público do Trabalho*

Fonte: MPT em Rondônia e Acre
Informações: (69) 3216-1265 / 3216-1200
prt14.ascom@mpt.gov.br

Imprimir